sexta-feira, 4 de abril de 2008

Uma sexta-feira especial


Certo dia fui matar a saudade das poesias de Manuel Bandeira, lembrei das aulas de literatura... Das coisinhas que aprendi no colégio, a que mais gostei foi a bendita literatura! Bandeira é autor daquela coaxada que deu o ponta pé no Movimento Modernista, da poesia Os sapos lida por Ronald de Carvalho durante a grandiosa Semana da Arte Moderna em 1922, que ilustra muito bem o tom zombeteiro e piadista valorizado nesta época e que arrepiou a velha burguesia cafeicultora paulistana!!! Mas voltando ao lado poético da coisa... As poesias de Bandeira atravessaram todo o período modernista recheado de lirismo cotidiano...

... Esse nome de Pasárgada, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias...

Como sempre já me surgiu filosoféias na cabeça e mandei para o Primu Léo que postou meu singelo texto em seu flog. Tenho que admitir, o Léo foi quem sem querer me incentivou a ter um blog e após um ano aqui estou! Após um ano?!?! Sim, estou bem aqui postando minhas groselhas e minhas fotos nada profissionais.


Vou me embora pra Pasárgada **Poema


Num grande dia de tédio e solidão, um amigo gritou: Vou-me embora!!

Mas pra onde Manuel?

Coitado de meu amigo Manuel! Fez de sua doença uma clausura. Achava que a qualquer instante estaria a falar com São Pedro na porta do céu. Mas será que ele iria pra lá?? Enfim, o danado viveu até os 80 anos. Deixou de viver um grande amor e constituir família. Viveu na sombra da morte que tardou a lhe visitar.

Pasargada significa "campos dos persas" ou "tesouro dos persas".

Manuel sonhava com um país de delicias onde faria e teria tudo. Seria jovem novamente. Eu não vou cometer o erro de meu amigo Manuel. Ninguém deve cometer! Não quero ir até Pasargada ser amigo de Rei droga nenhuma!!! Eu quero ser feliz aqui e agora! O sonho é o alimento da alma, mas nada nos impede de tornar parte dele realidade. A arte da vida é certamente procurar em nosso dia a dia os fragmentos da felicidade.

Posso lhe contar um segredo??

Pasárgada esta dentro de nós!

Homenagem ao meu caro Manuel Bandeira.

Nenhum comentário: