domingo, 1 de junho de 2008

E você? Está disposto a comer transgênicos?

E você...


Está disposto a comer transgênicos?

Por um Brasil Livre de Transgênicos
Atualmente as informações e decisões relacionadas aos transgênicos se encontram restritas a CTNBio e as transnacionais que possuem interesse direto na comercialização dos seus produtos, limitando a participação da sociedade.


"Lei de Rotulagem dos Transgênicos. Uma responsabilidade do governo. Um direito do cidadão”.

Desde 2003 o Brasil tem um decreto sobre rotulagem. Todo alimento com mais de 1% de transgênico deve ser rotulado. Infelizmente as empresas não estão cumprindo a lei. O governo não fiscaliza. Os consumidores estão saindo no prejuízo, pois podem estar levando transgênicos para casa sem saber.


Transgênicos: mitos e riscos

1. Diminuirá o uso de Agrotóxico e aumentará produção!
Ao comparar plantações de soja alteradas (Roundup Ready) e não alteradas, estudo mostra que as colheitas foram de 5% a 10% para cultivos não transgênicos. Fonte: Folha de São Paulo, 2001. A soja modificada tolerante a herbicida requer em média 11% mais agrotóxico do que a soja convencional para controlar o mato, havendo zonas onde se tem utilizado 30% mais. Fonte: USDA

2. Não existem riscos a saúde!
Estudo aponta riscos toxicológicos inerentes è engenharia genética observados por mais de 15 pesquisadores internacionais. Fonte: http://www.psrast.org/defknfood.htm
O Aumento da utilização de agrotóxico gera conseqüentemente aumento no numero de intoxicações.

3. Não causam contaminação ao meio ambiente!
142 casos de contaminação genética identificadas. As contaminações de semente de milho ocorreram em 11 paises. Há tambem casos de contaminação de arroz, constataram presença do arroz Liberty Link 601 na cadeia alimentar. Todavia, esse arroz transgênicos nunca tinha sido aprovado pelas autoridades oficiais. Fonte: Greenpeace, 2007.
Estudo detecta presença de DNA codificante para proteínas Bt e de uma proteínas Bt, ainda que em forma parcial, em cinco órgão de um porco alimentado com milho Bt11. Fonte: E.H. Chowdhury et al. 2003.

4. Acabarão com a fome nos paises em desenvolvimento!
Os cultivos comerciais de transgênicos são destinados à exportação. Deste 80% são destinados à alimentação animal nos países do Norte. A produção de sementes transgênicas está concentrada nas mãos de algumas poucas empresas multinacionais. Caracterizado Por extensos monocultivos altamente tecnificados, ele tem levado, em todo o mundo, à concentração de terras e a expulsão dos pequenos agricultores do campo. A exclusão social que vem em conseqüência só faz aumentar a fome dos paises pobres. Fonte: AS-PTA


5. São as soluções para problemas do produtor no campo!
Há caminhos mais sustentáveis para agricultura. Experiências com AGROECOLOGIA vêm mostrando ótimos resultados na redução de custos, no aumento e na diversificação da produção e na segurança alimentar das famílias. A Agroecologia incorpora novas técnicas ao mesmo tempo em que valoriza e resgata o saber camponês.


Informações retiradas do folder da Campanha Nacional "Qual papel da CTNBio?"

Nenhum comentário: